top of page
A pessoa do Espírito Santo

O Espírito Santo é uma pessoa?

O Espírito Santo tem uma personalidade?

O Espírito Santo tem um nome?

O Espírito Santo é Deus?

 

Sim, para todas as perguntas acima.

 

É essencial que os crentes reconheçam a importância do Espírito Santo no plano divino da redenção. Sem a presença do Espírito Santo neste mundo, não haveria a criação, o universo, nem a raça humana. Sem o Espírito Santo, não teríamos a Bíblia, nem o Novo Testamento e nenhum poder para proclamar o evangelho. Sem o Espírito Santo, não haveria fé, nem novo nascimento, nem santidade e nenhum cristão neste mundo.

Através da Bíblia, o Espírito Santo é revelado como Pessoa, com sua própria individualidade. Ele é uma pessoa divina como o Pai e o Filho.

No livro A CABANA do autor William P. Young, o Espírito Santo é representado como sendo um Vento, Energia, e Força, todavia claramente a luz das escrituras identificamos que o Espírito Santo é uma Pessoa da Trindade, com características como: emoção, vontade própria, intelectualidade, sentimentos, nome etc..

Assim, podemos afirmar com toda certeza que o Espírito Santo não é mera influência ou poder. Ele tem atributos pessoais, a saber: Ele tem vontade própria (Rm 8.27), sente (Rm 15.30), distribui dons, como bem quer (1 Co 12.11) e tem a faculdade de amar e de deleitar-se na comunhão.

Em algumas culturas e seguimentos religiosos, o Espírito Santo é visto sob a ótica retratada neste filme. Como por exemplo:

  • Na Fé Mundial Bahaí, o Espírito Santo é uma energia divina;

  • Para as Testemunhas de Jeová, é energia e força ativa de Deus;

  • E na Nova Era, é a força do Pensamento (psíquica)

 

Alguns teólogos contemporâneos chegam a negar a existência do Espírito Santo como sendo o próprio Deus. Porém, nós cristãos, não podemos deixar de aceitar e entender que Deus sendo único, também se divide em 3, as três pessoas da trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) e operam em harmonia e unidade.

A despeito das divergências acerca do Espírito Santo, apresentadas por alguns grupos, é necessário um exame cuidadoso das escrituras para encerrar a questão. Vejamos:

 

Características Pessoais do Espírito Santo: 

  • Ele ensina (I Co 2.13) 

  • Ele se entristece (Ef 4.30)

  • Ele tem atitude (Jo 16.8, At 8.39, Rm 8.26)

 

Em Atos 13.2 a Bíblia nos diz que o Espírito Santo comissiona e nomeia ministros para sua obra. Ou seja, uma energia obviamente não nomearia e nem comissionaria qualquer pessoa para uma tarefa. E embora possua todos atributos cabíveis a um ser pessoal, o Espírito Santo é DIVINO, sendo onisciente (Is 40.13), onipresente (Sl 139.1-7) e onipotente (Jó 33.4) e possuindo títulos como: Espírito de Deus, Espírito de Adoção, Espírito da Promessa, Espírito de Vida (Gn1.2; Sl 51.11; Rm 8.15; Ef 1.13; Rm 8.2) e ainda outro muito especial, CONSOLADOR (Jo 15.26), que no original grego, está relacionado a algo próximo de advogado. Ou seja, Ele nos defende junto ao Pai e nos consola de todas amarguras.

 

Por fim, temos ciência que o assunto está longe de ser esgotado, mas o que deve ser destacado é que está longe de ser apenas um vento, energia, força. Ele é o nosso Deus! Enviado pelo Pai para levar os crentes a íntima presença e comunhão com Jesus.

À luz destas verdades, devemos trata-lo como pessoa, que é, e considerá-lo Deus vivo e infinito em nosso coração, digno de nossa adoração, amor e dedicação

José Ilson
Coordenador da Orquestra Avançar
05 de Junho de 2017
bottom of page