Pedro não era convertido?
Existe uma grande discussão entre os pensadores cristãos a respeito do momento exato da conversão de Pedro, que tem dividido de forma perigosa o entendimento de muitos evangélicos ao redor do mundo.
Baseado no texto de Lucas 22:31-32 onde vemos Jesus dizendo a Pedro para ajudar os outros quando ele se convertesse, muitos pastores e pregadores vem afirmando que Pedro não era verdadeiramente convertido e que isso só aconteceu de fato no dia de Pentecostes, quando recebeu o Espírito Santo e ele confirmou a seus irmãos e a quase 3 mil almas o arrependimento e a remissão dos pecados através do nome de Jesus. (Atos 2: 38)
“Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos. Lc 22:31,32”
Mas sendo isso a verdade, como sustentaríamos o ministério de Pedro e as suas famosas declarações que atravessam séculos entre as comunidades cristãs, como as infracitadas que ocorreram antes das afirmativas de Jesus em questão:
-
Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo’ (Mt 16:16) – e Jesus disse que Deus havia ‘revelado isto’ para ele” (Mt 16:17)
-
Pedro e André “deixando logo as suas redes, o seguiram” (Mc 1:18)
-
Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. Jo 6:68
Para isso, precisamos analisar o polêmico texto a luz da hermenêutica bíblica, que afirma categoricamente que a escritura se interpreta sozinha.
Ao analisarmos a mesma passagem na Contemporary English Version, vemos o uso das seguintes palavras: “come back to me” (Quando voltares para mim) ao invés de “When you convert” (Quando te converteres).
31 Jesus said, “Simon, listen to me! Satan has demanded the right to test each one of you, as a farmer does when he separates wheat from the husks. 32 But Simon, I have prayed that your faith will be strong. And when you have come back to me, help the others.”
Nesta versão temos agora uma ideia mais clara de que Jesus estava se referindo ao entendimento de Pedro em relação ao objetivo de sua missão evangelística na terra e não de sua fé para salvação, que so seria esclarecido com o seu retorno (conversão) a Jerusalém.
Na regra da hermenêutica aplicada no evangelho de João vemos Pedro declarando claramente que crê e que tem sido uma testemunha ocular que Jesus é o Filho de Deus e Cristo
Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente. (Jo 6:68-69)
Agora no texto de Lucas 22 converter não é aceitar a Jesus Cristo, porque ele já o tinha.
Repare que Jesus disse: "Satanás vos pediu autorização". Por quê? Qual o motivo disso? Foi em razão da expectativa errônea de Pedro que veio à tona na ocasião em que Jesus ensinava a respeito da Sua morte, e Pedro expôs a sua falta de entendimento:
"E isto Jesus expunha claramente. Mas Pedro, chamando-O à parte, começou a reprová-lO. Jesus, porém, voltou-Se e, fitando os seus discípulos, repreendeu à Pedro, e disse: Arreda! Satanás, porque não cogitas das coisas de Deus, e, sim, das dos homens"(Mc 8:32,33).
Devemos observar com cuidado a explicação de Jesus a respeito de qual a razão da concepção errônea de Pedro: "não cogitas das coisas de Deus e, sim, das dos homens". Foi com base nessa expectativa, que Satanás pediu autorização para testar Pedro, achando nele mesmo a condição para frustrá-lo e destruí-lo. Porém, Jesus para seu socorro disse: "Eu roguei por ti"! Mas, mesmo assim, Pedro não entendeu a missão verdadeira de Jesus, até voltar para Jerusalém e ter um encontro com o Senhor Jesus após a sua ressureição.
Então converter (gr. epistrephō) neste contexto significa mudar a direção, ou seja, voltar para Jerusalém para neste tempo entender definitivamente as coisas de Deus, pois Pedro tinha um entendimento carnal sobre a missão de Jesus, ou seja, era menino no entendimento. Sendo assim, precisamos buscar o entendimento profundo e correto das escrituras para não cairmos nas ciladas da nossa língua e atentarmos para o que Paulo diz em Hebreus 5:13-14 “Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal. “